Buscar

Um elétron é acelerado a partir do repouso até atingir uma energia relativística final igual a 2,5 MeV. A energia de repouso do elétron é Eo = 0,5 MeV

Um elétron é acelerado a partir do repouso até atingir uma energia relativística final igual a 2,5 MeV. A energia de repouso do elétron é Eo = 0,5 MeV. Determine: a) a energia cinética do elétron quando ele atinge a velocidade final; b) a velocidade escalar atingida pelo elétron como uma fração da velocidade da luz no vácuo, c.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Devemos analisar as informações do enunciado e definir qual será a fórmula utilizada em cada caso.

a)

Nós temos a energia relativista, que é equivalente a energia cinética do elétron somada com a energia de repouso negativa:


\[{E_c} = 2,5 - 0,5 = 2MeV\]

b)

A velocidade de um elétron é comparada a velocidade da luz, sendo dada como uma parcela da mesma, no caso, c é a velocidade da luz e a do elétron será igual a 0,96c.

Portanto, a) a energia cinética é igual a \(\boxed{2MeV}\) sendo ela referente a subtração entre a energia cinética e a de repouso e b) a velocidade do elétron é dada com relação a velocidade da luz \(\boxed{0,96c}\).

1
Dislike7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais