Buscar

Sobre as membranas biológicas é correto afirmar:a) São estruturas formadas, essencialmente, por glicídios, lipídios e proteínas organizadas sob a

Sobre as membranas biológicas é correto afirmar: a) São estruturas formadas, essencialmente, por glicídios, lipídios e proteínas organizadas sob a forma de uma bicamada, estando presentes apenas em células eucarióticas. b) A chamada “fluidez de membrana” - um dos elementos responsáveis pela dinâmica das membranas biológicas e que, como sabemos, permite que elas efetuem corretamente suas atividades básicas - depende diretamente do arranjo de seus constituintes básicos, além, é claro, das propriedades de cada um deles. c) Considerando que todas as células – tanto procarióticas quanto eucarióticas -apresentam uma membrana plasmática e que a sua fluidez depende do colesterol, podemos concluir que esta molécula é de ocorrência universal no mundo vivo. d) Pelo fato de todos os organismos serem dotados de membranas biológicas, temos que a composição química – em suas bases estruturais e quantitativas - e o comportamento funcional delas se repete em todo o mundo vivo, demonstrando, assim uma integração fisiológica; fruto de uma provável ancestralidade comum. e) A formação de compartimentos membranosos internos – típicos de células eucarióticas - não estabelece relação nem com as propriedades químicas dos constituintes da membrana plasmática, nem com o modo como esta se mostra organizada.

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A membrana plasmática, é uma bicamada lipídica que define a totalidade da célula. É uma estrutura formada por duas folhas de fosfolipídios, glicolipídios e proteínas que circundam, limitam a forma e contribuem para manter o equilíbrio entre o interior (meio intracelular) e o exterior (meio extracelular) das células. Regula a entrada e saída de muitas substâncias entre o citoplasma e o ambiente extracelular.

A principal característica dessa barreira é a sua permeabilidade seletiva, que permite selecionar as moléculas que devem entrar e sair da célula. Dessa forma, o meio intracelular permanece estável, regulando a passagem de água, íons e metabolitos, mantendo o potencial eletroquímico (fazendo com que o meio interno seja carregado negativamente). A membrana plasmática é capaz de receber sinais que permitem a entrada de partículas em seu interior.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais