Buscar

(FGV) – “Desdobramento da Expansão Comercial e Marítima dosTempos Modernos, a colonização significava a produção demercadorias para a Europa, naquelas

(FGV) – “Desdobramento da Expansão Comercial e Marítima dos Tempos Modernos, a colonização significava a produção de mercadorias para a Europa, naquelas áreas descobertas em que as atividades econômicas dos povos ‘primitivos’ não ofereciam a possibilidade de se engajarem em relações mercantis vantajosas aos caminhos do desenvolvimento capitalista europeu. Assim, passava-se da simples comercialização de artigos já encontrados em produção organizada, para a produção de mercadorias destinadas ao comércio.” (Fernando Novais. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial, p.73) O texto analisa a) a integração de áreas americanas ao mercado europeu, a partir do século XVI. b) as relações econômicas entre as Europas Ocidental e Oriental, nos séculos XVI e XVII. c) as diferenças entre as colonizações praticadas na América e na África. d) a implantação do Antigo Sistema Colonial nos continentes africano e asiático. e) a integração dos impérios indígenas americanos ao capitalismo europeu.

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, quando realizamos uma análise sobre o texto da questão, iremos inferir que o exercício busca abordar a integração de terras do continente americano, correlacionando-o a uma lógica de exploração econômica e comercial europeia durante o início dos tempos modernos, o qual está relacionado ao século XVI.

Dessa forma, temos que essa abordagem tenta contemplar a habilidade de se identificar quais os registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço, que nesse caso, seria a atuação de mercadores num circuito comercial que envolvia a América e a Europa.

Por fim, ao analisarmos as alternativas, entrelaçando o que foi exposto antes e o que o fragmento do texto aborda, verificamos que a resposta correta seria a letra “A”.

5
Dislike1
User badge image

lizzie

letra A
1
Dislike0
User badge image

Ana Lys Silva

jknhjkl

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais