Buscar

36) Uma amostra de água dura possui cerca de 2,0 x10-3 mol L-1 de íons Ca2+. A esta amostra adiciona-se um fluoreto solúvel (como o NaF) a fim de

36) Uma amostra de água dura possui cerca de 2,0 x10-3 mol L-1 de íons Ca2+. A esta amostra adiciona-se um fluoreto solúvel (como o NaF) a fim de “fluoretar” a água (medida de prevenção de cáries dentárias). Qual a concentração máxima de F- que pode estar presente sem que precipite o CaF2?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Sabemos que a água é a substância fundamental para a manutenção e sobrevivência dos seres vivos. Quando exposta, a certo tipos de procedimentos ela tende a receptar diversos sais minerais, que podem ser prejudiciais a saúde.

No enunciado é adicionado o composto Fluoreto com finalidades médicas, no caso a medida preventiva anticáries. Sendo assim, para precipitar o CaF2, será de 1,05x10-2 mol/L:


\[19 = \dfrac{{2 \times {{10}^{ - 3}}}}{v}\]


\[1,9 \times {10^{ - 1}}v = 2 \times {10^{ - 3}}\]


\[v = \dfrac{{2 \times {{10}^{ - 3}}}}{{1,9 \times {{10}^{ - 1}}}}\]


\[v = 1,05 \times {10^{ - 2}}mol/L\]

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais