Buscar

(Ufscar 2001) Os números de oxidação do enxofre em H 2 S, S 8 e Na 2SO 3 são, respectivamente,a) +2, -8 e -4.b) -2, zero e +4.c) zero, -4 e +3.d) +1,

(Ufscar 2001) Os números de oxidação do enxofre em H 2 S, S 8 e Na 2SO 3 são, respectivamente, a) +2, -8 e -4. b) -2, zero e +4. c) zero, -4 e +3. d) +1, -2 e -3. e) -6, +8 e -5.

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O número de oxidação representa a carga elétrica do íon no composto químico. No caso, queremos avaliar quantos elétrons o enxofre \(S\) perdeu ou ganhou ao formar os seguintes compostos: \(H_2S\), \(S_8\) e \(Na_2SO_3\).

No caso do composto \(H_2S\), temos que o número de oxidação do \(H\) é sempre \(+1\). Temos dois átomos de hidrogênio e a soma dos números de oxidação de um composto químico é zero. Assim, temos \(\boxed{nox_S=-2}\)

Para o \(S_8\), supondo que o número de oxidação do \(S\) seja \(y\), temos que \(8y=0\), já que a soma dos \(nox\) deve ser nula. Portanto, \(\boxed{nox_S=0}\).

Para o \(Na _2SO_3\), sabemos que \(nox_{Na}=+1\) e que \(nox_{O}=-2\). Assim, temos \(2\cdot(+1)+y+3\cdot(-2)=0\). Logo, temos que \(\boxed{nox_S=+4}\).

Portanto, a alternativa correta é a letra b.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais