Buscar

Ao nível mundial, a erosão é a principal ameaça ambiental para a sustentabilidade e capacidade produtiva da agricultura convencional. De fato, nos

Ao nível mundial, a erosão é a principal ameaça ambiental para a sustentabilidade e capacidade produtiva da agricultura convencional. De fato, nos últimos 40 anos, cerca de um terço dos solos agrícolas da terra deixaram de ser produtivos do ponto de vista agrícola devido à erosão, perdendo-se atualmente mais de 10 milhões de hectares por ano. Como que o plantio em curvas de nível pode ser benéfico contra a erosão do solo?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O solo apresenta uma sensibilidade alta e tem sido cada vez mais exigido pelo aumento do consumo, principalmente pela indústria, de insumos agrícolas.

O processo de erosão é mais intenso em regiões com grandes desníveis, como encostas de montanhas, sendo as curvas de níveis uma boa ferramenta para reduzir este processo.

As curvas de níveis são utilizadas para aplainar camadas da encosta da montanha, como se transformasse em uma escada, que acaba por reduzir a velocidade da água que desce a montanha em casos de chuvas e impede que o solo perca sua vegetação que impede a erosão.

Portanto, as curvas de nível se apresentam como uma técnica eficaz para redução da erosão, a medida que, ao definir degraus na encosta da montanha, reduzem a velocidade da água que desce em chuvas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais