Buscar

Os estados que mais desmataram a Amazônia, foram Mato Grosso (20%) e Rondônia (23%) . De acordo com os dados do Inpe, Mato Grosso seria responsável

Os estados que mais desmataram a Amazônia, foram Mato Grosso (20%) e Rondônia (23%) . De acordo com os dados do Inpe, Mato Grosso seria responsável por 48% do desmatamento no último período. Nesses mesmos três estados também estão os municípios que mais desmataram. Em Paranaíta, no Mato Grosso, o desflorestamento verificado cresceu 137%, passando de 88 para 209 quilômetros quadrados, enquanto que em Jacareacanga, no Pará, houve um incremento de 688% na derrubada da floresta em relação a 2003, passando de 15 para 118 quilômetros quadrados. Cite 03 (três) conseqüências da retirada da cobertura vegetal de uma área.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A retirada da cobertura vegetal é algo que vem avançando no Brasil, a medida que são exigidas cada vez mais terras para cultivo e criação, além da exploração dos recursos ofertados.

A retirada dessa camada reduz diretamente a biodiversidade do local, levando até a extinção de algumas espécies específicas das regiões.

Outro efeito é a desproteção da terra, que acaba por sofrer um processo mais intenso de erosão e lixiviação, ou até o desmoronamento em encostas.

Além disso, a retirada da camada vegetal afeta diretamente no clima, tanto na temperatura quanto na umidade da região.

Portanto, a retirada da camada vegetal ocasiona em redução da biodiversidade, desproteção da terra e alteração do clima .

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais