Buscar

Os recentes vazamentos de petróleo ocorridos na Baía de Guanabara e no rio Iguaçu trouxeram conseqüências desastrosas para o meio ambiente das duas

Os recentes vazamentos de petróleo ocorridos na Baía de Guanabara e no rio Iguaçu trouxeram conseqüências desastrosas para o meio ambiente das duas regiões que levarão anos para se recuperarem completamente. Sobre o petróleo, pode-se afirmar: a) Não submerge na água pois apresenta maior densidade que a mesma. b) Sendo mistura de hidrocarbonetos, que são moléculas apolares, não se dissolve na água, que é uma molécula polar. c) Na sua destilação fracionada, o querosene é obtido a uma temperatura menor que a da obtenção da gasolina. d) GLP, gás liquefeito de petróleo, é constituído principalmente de butano e pentano. e) A sua destilação fracionada é conhecida também por craqueamento (cracking).

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A densidade é a relação massa e volume, sendo que quando se compara dois objetos de mesmo peso, porém de densidade diferentes observamos que quanto maior a densidade menor é o volume e quanto menor a densidade maior será o volume.

A densidade da água é 1g/cm3, ou seja, em 1 cm3 temos 1 grama de água ou em 1 litro temos 1 kg. Já o petróleo tem densidade de 0,85 g/cm3, ou seja, em 1 cm3 temos 0,85 g de petróleo. Como a água é tem maior densidade o petróleo irá ficar sempre na parte de cima da água.

Quando se mistura água e petróleo temos outro fator que faz com que eles fiquem separados, que é a polaridade das duas substâncias, sendo que a mistura de duas substâncias só ocorre se elas possuírem a mesma polaridade.

Portanto a alternativa correta é letra b.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais