Buscar

Diferencie contraditório e ampla defesa.

💡 2 Respostas

User badge image

Bruno Silva Fontinele

Ambos são princípios com guarida constitucional.

Em apertada síntese, a ampla defesa se liga aos instrumentos postos ao réu para que possa se defender das alegações, como a interposição de recurso, a assistência por advogado, a autodefesa.

Por outro lado, o contraditório tem o condâo tanto da ciência dos atos processuais, quanto no poder do réu em influenciar a decisão judicial.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Os princípios costumam vir agrupados pelos dispositivos constitucionais e legais, mas se muito se assemelham, não se confundem.

Sabemos que a lei não traz palavras inúteis, então a diferenciação dos dois se impõe.

Assim, ampla defesa pode ser considerada a oferta de meios que garantam a possibilidade de manifestação das partes, bem como de sucedâneos recursais que possibilitem a revisão da matéria, ou seja, com perdão da redundância necessária, são os meios que tornam os mecanismos de defesa mais amplos possíveis.

Já o contraditório é a possibilidade real dada a parte para que sejam garantidos três direitos: (i) de ter ciência dos atos praticados; (ii) de poder se manifestar acerca dos atos; (iii) de poder influenciar o julgador na tomada de decisões, ainda que estas divirjam dos apontamentos feitos pela parte.

 

São dois princípios fundamentais que permeiam TODO o ordenamento jurídico. Vamos aprender mais sobre o assunto? Acesse já os vídeos produzidos por especialistas do Passei Direto:

https://www.passeidireto.com/lista/54579005-elementos-de-direito-processual/video/54579006-o-direito-processual-teoria

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais