Buscar

Diferencie as teorias dualista e unitária do ordenamento jurídico, no âmbito do processo civil.

💡 2 Respostas

User badge image

Laiara Mainá

Teoria “unitária” e “dualista” do ordenamento jurídico: - Teoria unitária (constitutiva): indica que o direito material não é capaz de criar direito subjetivo, sendo necessária a atuação do juiz para criar esse direito subjetivo, ou seja, o direito material cria apenas uma expectativa de direito, sendo o juiz o verdadeiro criador do direito que antes não existia (por isso a teoria unitária é chamada de constitutiva: o juiz constitui o direito); - Teoria dualista (declaratória): indica que o juiz se limita a reconhecer direitos preexistentes, portanto o direito material cria o direito subjetivo e o juiz apenas aplica esse direito no caso concreto (por isso a teoria dualista é chamada de declaratória: o juiz apenas declara um direito preexistente).

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Teoria dualista (Chiovenda): o direito material traria direitos que ocorreriam independentemente da intervenção judicial e o direito processual trariam os direitos tutelados especificamente pela atuação jurisdicional.

Teoria unitária (Carnelutti): o direito material seria insuficiente, razão pela qual deveria haver a intervenção jurisdicional para complementar o direito. Não haveria, assim, distinção clara entre direito material e direito processual.

 

Vamos nos aprofundar no tema? Acesse os vídeos produzidos exclusivamente pelo Passei Direto:

https://www.passeidireto.com/lista/54579005-elementos-de-direito-processual/video/54579011-legislacao-e-jurisdicao-teoria

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais