Buscar

administração

As estatísticas sobre segregações e discriminações de raça e gênero são preocupantes no Brasil. Alguns estratos sociais são historicamente penalizados, outros sequer possuem levantamento de informação por parte dos órgãos do governo. Sobre as formas de segregação racial e de gênero, analise as asserções:

I – Mulheres têm sido penalizadas com demissões quando decidem ter filhos e usufruem de licença maternidade.
II – A população negra recebe menores salários do que a população branca, mesmo com nível de escolarização equivalente.

Com base nas asserções é possível concluir:

  A

a) Se ambas asserções são verdadeiras, é possível afirmar que as mulheres negras que optam pela maternidade são duplamente penalizadas pelos preconceitos e formas de segregação no mercado de trabalho.







 

  B

b) Se ambas asserções são verdadeiras, é possível concluir que as mulheres brancas que engravidam sofrem mais preconceitos que as mulheres negras que se licenciaram para maternidade.

  C

c) Apenas a primeira asserção é verdadeira, pois brancos e negros usufruem das mesmas possibilidades de trabalho, portanto, possuem as mesmas chances de fazer carreira e atingir cargos executivos.

  D

d) Apenas a segunda asserção é verdadeira, as mulheres do mercado de trabalho são penalizadas quando alcançam cargos executivos.

  E

e) Ambas afirmações não se sustentam empiricamente.

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

De fato, o mercado ainda apresenta essas tristes características averiguadas nas frases acima, ou seja, ainda é possível verificar mulheres gravidas que perdem o emprego por escolherem ser mães; além disso, é possível verificar salários maiores para brancos, mesmo que outros tenham a mesma equivalência de conhecimento.

Dessa maneira, o exercício é respondido por meio da alternativa representada pela letra A, isto é, sobre as formas de segregação racial e de gênero e com relação as sentenças dispostas, podemos afirmar que se ambas asserções são verdadeiras, é possível afirmar que as mulheres negras que optam pela maternidade são duplamente penalizadas pelos preconceitos e formas de segregação no mercado de trabalho.

3
Dislike0
User badge image

Bruno ferraz

....a
1
Dislike0
User badge image

Kerverson Alipes

Letra "A" está correta.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais