Buscar

Sobre citopatologia

As células do tecido cérvico-vaginal sofrem metaplasia facilmente.
a) O que é metaplasia?
b) O que pode influenciar o aparecimento de metaplasia?

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

a)

Metaplasia pode ser caracterizada como sendo a transformação de um tipo de célula diferenciado em outro tipo de célula diferenciado. A mudança de um tipo de célula para outro pode fazer parte de um processo normal de maturação ou causada por algum tipo de estímulo anormal. Em termos simplistas, é como se as células originais não fossem robustas o suficiente para resistir ao seu ambiente, para que se transformassem em outro tipo de célula mais adequado ao seu ambiente.

b)

Quando as células são confrontadas com tensões fisiológicas ou patológicas, elas respondem adaptando-se de várias maneiras, uma das quais é a metaplasia.

É uma mudança benigna (isto é, não-cancerosa) que ocorre como resposta à mudança de ambiente (metaplasia fisiológica) ou irritação física ou química crônica. Um exemplo de irritação patológica é a fumaça do cigarro, que faz com que as células epiteliais respiratórias colunares pseudojustificadoras secretoras de muco que revestem as vias aéreas sejam substituídas por epitélio escamoso estratificado ou uma pedra no ducto biliar que causa a substituição do epitélio colunar secretor por epitélio escamoso estratificado ( metaplasia escamosa)

A metaplasia é uma adaptação que substitui um tipo de epitélio por outro que tem maior probabilidade de suportar o estresse enfrentado. Também é acompanhado por uma perda da função endotelial e, em alguns casos, é considerado indesejável; essa indesejabilidade é sublinhada pela propensão para as regiões metaplásicas se tornarem cancerígenas se o irritante não for eliminado.

0
Dislike0
User badge image

Mayara Fernandes Medeiros

a) metaplasia é a substituição de um tipo celular para outro, mais resistênte. No tecido cérvico-vaginal é comum que aja a substituição do epitélio glandular simples pelo pavimentoso estratificado.

b) Dano ao tecido original pode influenciar a metaplasia.

0
Dislike0
User badge image

Josiana Lima

a)Metaplasia é uma alteração reversível na qual um tipo celular diferenciado (epitelial ou mesenquimal), é substituído por outro tipo celular de mesma linhagem. É o resultado da reprogramação de células precursoras que se diferenciam ao longo de uma nova via.

b)Resulta da inativação de alguns genes ( cuja a expressão) condiciona a diferenciação do tecido que sofre metaplasia e desrepressão de outros que vão condicionar o novo tipo de diferenciação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais