Buscar

Destaque as principais características da descolonização na: África, Asia?

💡 3 Respostas

User badge image

Kayky Oliveira

Ainda antes da Segunda Guerra Mundial, ex-colônias britânicas, como Egito e Iraque, conquistaram suas independências, em 1922 e 1932, respectivamente.

Na década de 1940, outros territórios como a Transjordânia, Palestina e Líbano também se libertaram da dominação colonial. Com isso, percebemos que a luta pela independência do domínio colonial esteve presente na disputa política em diferentes momentos do século XX. 

Contudo, mesmo após a Segunda Guerra, o grande território colonial inglês, a Índia, permanecia sob condição de dominação. Nesse país, os movimentos contra a colonização já atuavam desde o século XIX, mas ainda sem obter sucesso.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A descolonização da África e Ásia se inserem no contexto do enfraquecimento dos Impérios Coloniais Europeus após o fim da Segunda Guerra Mundial. O conflito enfraqueceu (quando não destruiu) suas economias e solapou o poder das metrópoles europeias de controlar territórios distantes no além-mar, com suas atenções e recursos se voltando para a reconstrução interna. Além disso, o surgimento de movimentos nacionalistas e de resistência em vários países africanos e na Índia acelerou o processo, levando, em alguns casos, a conflitos armados. Convém destacar, porém, o movimento pela independência da Índia, liderado por Gandhi, que foi totalmente pacífico e embasado na desobediência civil. O Principio da Autodeterminação dos Povos, adotado pela ONU, também deslegitimou a colonização perante a comunidade internacional, contribuindo para seu fim.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais