Buscar

Fórum Patologia

O fator V de Leiden é uma mutação identificada em 20 a 60% dos pacientes com trombose venosa. Portanto, como esta mutação é capaz de elevar risco de trombose?

💡 4 Respostas

User badge image

Isabella Zaia

O fator V é o mais importante fator de risco genético da trombose venosa. Uma mutação muda sua configuração, então irá depender do da proteina alterada para saber se elevará ou reduzirá o risco, então é fator dependente. 

1
Dislike0
User badge image

Katia Araujo Pessoa

V Leiden é o nome dado a uma mutação genética humana do fator V. Nessa doença, de origem genética, autosômicadominante e, portanto, hereditária, há uma interferência na atuação da proteína C, na sua forma ativada, causando uma predisposição à hipercoagulabilidade e à trombose.[1][2] O Fator V Leiden é a doença hereditária de hipercoagulabilidade mais comum na população da Eurasia.[3][4][5] Seu nome foi dado em referência à cidade de Leiden(Holanda) onde foi identificada pelo Prof R. Bertina et al. em 1994[
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A trombose, que também é conhecida como Trombose Venosa Profunda (TVP), ocorre quando há a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias que ficam localizadas da parte inferior do corpo do indivíduo, comumente na região das pernas.

Os principais sintomas da trombose são a presença de dores e de inchaço na pernas, queimação e também a mudança na cor da pele do indivíduo.

O fator V de Leiden constitui uma mutação que ocorre na posição 1691 no gene do Fator V, resultando na resistência do Fator V à clivagem pela proteína C ativada e mutações que ocorrem nesse gene podem provocar um coágulo de sangue de forma anormal, aumentando assim os riscos de trombose venosa no indivíduo.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais