Buscar

Discuta o que gera limitação angular dos movimentos do punho angular dos movimentos de flexão e adução na região do punho?

💡 4 Respostas

User badge image

AlineABS Silva

Os músculos responsáveis pelo movimento são o flexor radial do carpo, flexor ulnar do carpo e palmar longo. Ocorrem na articulação radiocárpica, no plano sagital, nas articulações radiocárpicas e intercárpicas. Neste teste, certificar-se de que os dedos estão relaxados; evitar os desvios: radial e ulnar do punho. 

O punho e mão são constituídos por articulações complexas, cuja principal função está relacionada com as atividades da vida diária. A mão desempenha uma variedade de movimentos, porém não está tão protegida como outras regiões estando sujeitas a traumas e agressões.

O punho está constituído por oito ossos do carpo, dispostos em duas fileiras que estão associados com o rádio e com a ulna. A primeira fileira (fileira proximal) de ossos é formada pelo escafoide, semilunar, piramidal e pisiforme. A segunda fileira (fileira distal) é formada pelo trapézio, trapezoide, capitato e hamato.

As principais articulações do punho são a radioulnar distal, a radiocarpeana e a intercarpeana. A mão compreende inúmeras articulações, a carpometacárpica, metacarpofalangeana e interfalangeana. Todas são articulações sinoviais, sendo que a estruturalmente, as articulações metacarpofalangeana são condilóideas, as articulações interfalangeana são do tipo dobradiça (gínglimos). Tanto a metacarpofalangeana quanto a interfalangeana são reforçadas pelos ligamentos palmares e colaterais.

O punho realiza movimentos em torno de dois eixos, sendo que no plano sagital e eixo transversal são executados os movimentos de flexão e extensão. No plano frontal e eixo anteroposterior os movimentos de adução (desvio ulnar) e abdução (desvio radial).

A amplitude de movimento para desvio radial não ultrapassa os 15° e para o movimento de desvio ulnar 45°. Para os movimentos de flexão e extensão a amplitude é de 85°.

4
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O punho é dotado de articulações complexas que possuem o objetivo de realizar atividades cotidianas. Tratando-se de seus movimentos, eles acontecem em torno de dois eixos: no plano sagital e eixo transversal o punho desempenha os movimentos de flexão e extensão, enquanto que no plano frontal e eixo anteroposterior são realizados os movimentos do desvio ulnar (adução) e desvio radial (abdução).

A amplitude do movimento para o desvio radial é de no máximo 15°, para o desvio ulnar é de 45° e os movimentos de flexão e extensão possuem amplitude máxima de 85º.

O motivo da limitação dos movimentos de flexão e adução na região do punho fica por conta das articulações radioulnar distal, a radiocarpeana e a intercarpeana que existem na região do punho.

2
Dislike0
User badge image

Larice Abrantes

O movimento de flexão se faz limitado pela tensão nos tendões extensores e é reduzido de maneira significativa quando os dedos estiverem completamente fletidos. O movimento de adução se faz limitado à amplitude pelo processo estiloide do rádio que entra em contato com o escafoide e pela aposição das faces articulares laterais da articulação mediocarpal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais