Buscar

A estratégia de posicionamento

“A estratégia de posicionamento e diferenciação da empresa deve mudar, uma vez que o produto, o mercado e os concorrentes mudam ao longo do ciclo de vida do produto (CVP)” (KOTLER; KELLER,2012, p. 330). O ciclo de vida de um produto é composto pela análise de diferentes etapas, ou seja, pela análise do momento em que o produto e/ou serviço se encontra no mercado, sendo vericadas as etapas de: (1) introdução, (2) desenvolvimento, (3) maturidade e (4) declínio. Em cada uma das etapas do ciclo de vida, a organização apresenta ações e posicionamentos diferenciados.Considerando as informações apresentadas e a partir dos conteúdos estudados no material, discuta como as organizações, seus produtos e/ou serviços se apresentam em cada uma das etapas do ciclo devida de um produto, abordando o preço, as ações de marketing, a forma de posicionamento etc.Referência: KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

💡 1 Resposta

User badge image

Fabio Sales

Introdução: é o início da vida do produto ou a fase em que ele é lançado no mercado, nesse período nota-se baixo volume de produção e também de vendas.

Desenvolvimento: nesse período o produto começa a se firmar no mercado, é quando ele começa a ter aceitação por parte do mesmo. Nessa fase surgem os concorrentes.

Maturidade: é uma fase em que as vendas apresentam baixo crescimento. Nesse período os níveis de lucro também tornam-se estáveis ou, então, diminuem. Isso ocorre devido aos gastos que a empresa tem para que o produto seja defendido perante a concorrência. Quando o produto chega na saturação às características de competitividade tornam-se mais acirradas.

Declínio: é quando o produto começa a perder participação no mercado, isto é, as vendas da empresa começam a cair e, consequentemente, os lucros começam a cair.

Bons estudos!

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/23159999#readmore

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais