Buscar

Dentro dessa perspectiva, podemos entender a escola como uma instituição de mudança social?

O papel da escola e da educação no desenvolvimento da sociedade brasileira é estratégico. Cabe às práticas educacionais não apenas favorecer a apropriação do conteúdo, mas educar para a liberdade, base do conceito de cidadania. Nesse sentido, o papel da educação e da escola vai muito além de práticas como o letramento e o ensino de conhecimentos técnicos, pois a ideia de se educar o indivíduo para a vida social compreende a necessidade de uma formação humana, social e política que ampare sua interação na sociedade em que vive.  

Dentro dessa perspectiva, podemos entender a escola como uma instituição de mudança social?

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

**Em sentido estrito, a principal função da escola é fornecer educação formal às crianças para o desenvolvimento de seus poderes intelectuais. Mas, de um modo geral, a principal função da escola é a conservação social.

A educação ajuda na transmissão do patrimônio cultural do passado para a geração jovem, de forma adequada, ajustada às condições da sociedade moderna e às tendências mundiais universais. Nesse sentido superior, a principal tarefa da educação não é dar apenas instruções. As escolas têm obrigações para com a sociedade e com os indivíduos.

Numa sociedade democrática, as escolas são as principais agências para incorporar ideais mais elevados e as práticas da sociedade em geral.

A escola também é responsável por corrigir as más influências de outras agências educacionais informais da sociedade, como o cinema, a revista, a imprensa etc. Uma escola não apenas representa algumas idéias, aspirações e sonhos de toda a sociedade, mas também é uma sociedade. .

12
Dislike0
User badge image

Izabele Menezes

Sim, podemos.


A mudança social está relacionada ao desenvolvimento da sociedade em todas as suas esferas.

A sociedade, parte do pressuposto que nós, enquanto indivíduos, estamos em constante evolução, e, a cultura, por não ser estática também, ou seja, ela é dinâmica e acompanha os processos sociais, tendo a indústria cultural como um pilar nesse processo.

Além disso, a cultura como vemos, pode ser diferente para outros grupos, porém, somos todos seres sociais que devem ser vistos em igualdade, sem discriminação por raça, etnia, região ou crença

 

1
Dislike0
User badge image

Renan Azevedo

      Absolutamente. Atualmente as crianças começam a frequentar escolas ou creches muito mais cedo que seus antecessores. Apartir dos 4 meses aceitasse as crianças nas creches e muitas das vezes as mesmas ficam o dia todo para que os pais possam trabalhar, e seguem assim o resto da infância e da adolescência. Portanto, se quizer introduzir princípios, valores em uma sociedade, não há lugar melhor para se implantar tais princípios e valores que a escola, onde passam a maior parte do tempo e convívio.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais