Buscar

Celso Furtado foi um dos mais importantes e influentes intelectuais da história econômica do Brasil. Autor de dezenas de livros

ensaios e teses, contribuiu de forma decisiva para a interpretação das barreiras ao desenvolvimento no Brasil e na América Latina. Adepto do intervencionismo keynesiano, uma de suas obras, Formação Econômica do Brasil, é considerada até os dias de hoje peça-chave para a análise socioeconômica brasileira. Com base no pensamento furtadiano e nas teorias econômicas, analise as sentenças a seguir:

I- O economista Celso Furtado teve importante contribuição para entender o Brasil a partir do Brasil, uma vez que se dedicou a compreender a formação econômica em seu conjunto.
II- O "intervencionismo keynesiano" mencionado no enunciado diz respeito às teorias de John M. Keynes que destacaram-se durante a década de 1930.
III- Em síntese, a obra de Celso Furtado defendeu o chamado liberalismo econômico num momento em que a economia industrial passava para a agroexportadora.
IV- Um dos trabalhos de Celso Furtado serviu, inclusive, para a elaboração do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, que impulsionaria o país na direção do desenvolvimento. 

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: BARRETO, Pedro. Crescimento com distribuição de renda e justiça social. Desafios do Desenvolvimento, ano 6, edição 53, 2009. Disponível em:<http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2275:catid=28&Itemid=23>. Acesso em: 17 ago. 2016.
 a) As sentenças III e IV estão corretas.
 b) As sentenças I e III estão corretas.
 c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

💡 16 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A economia keynesiana pode ser caracterizada como sendo uma teoria econômica do gasto total na economia e seus efeitos no produto e na inflação . A economia keynesiana foi criada pelo economista John Keynes durante Grande Depressão, e nessa época ele defendeu o aumento das despesas do governo e a redução de impostos para estimular a demanda e tirar a economia global da depressão.

Após a Grande Depressão, a economia keynesiana foi utilizada para se referir ao conceito de que o desempenho econômico ideal poderia ser alcançado - e as quedas econômicas evitadas - influenciando a demanda agregada por meio de políticas de estabilização ativista e intervenção econômica do governo.

A economia keynesiana é dita por muitos como sendo a teoria do "lado da demanda" que se concentra nas mudanças da economia no curto prazo.

Portanto, o a alternativa correta é a alternativa C.

9
Dislike0
User badge image

Biatriz Santos

A resposta certa e a
I , II e IV
4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais