Buscar

(ENEM 2011)As relações sociais, produzidas a partir da expansão do mercado capitalista ― e o sistema de fábrica é seu “estágio superior” ―...

tornaram possível o desenvolvimento de uma determinada tecnologia, isto é, aquela que supõe a priori a expropriação dos saberes daqueles que participam do processo de trabalho. Nesse sentido, foi no sistema de fábrica que uma dada tecnologia pôde se impor, não apenas como instrumento para incrementar a produtividade do trabalho, mas, muito principalmente, como instrumento para controlar, disciplinar e hierarquizar esse processo de trabalho.

Mais do que trocar ferramentas pela utilização de máquinas, o capitalismo, por meio do “sistema de fábrica”, expropriou o trabalhador do seu “saber fazer”, provocando, assim,
A) a divisão e a hierarquização do processo laboral, que ocasionaram o distanciamento do trabalhador do seu produto final.
B) o movimento dos trabalhadores das áreas urbanas em direção às rurais, devido à escassez de postos de trabalho nas fábricas.
C) a associação da figura do trabalhador à do assalariado, fato que favorecia a valorização do seu trabalho e a inserção no processo fabril.
D) a organização de grupos familiares em galpões para elaboração e execução de manufaturas que seriam comercializadas.
E) a desestruturação de atividades lucrativas praticadas pelos artesãos ingleses desde a Baixa Idade Média.
 

💡 2 Respostas

User badge image

Inglês com Carol Rezende

Letra A é a reposta correta. 

A expropriação do saber do trabalhador, também conhecido como "alienação do trabalho", resultou no distanciamento do trabalhador de seu produto final. Através da divisão e da hierarquização do processo laboral, o trabalhador que antes participava de todo o processo de produção ficou reduzido a executar apenas uma parte desse processo. O trabalhador que no período medieval sentia orgulho do seu trabalho, na era industrial estava submetido a longas jornadas de trabalho, salários baixos, ambiente insalubre e nenhum senso de realização profissional.  

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais