Buscar

Quais as espécies e definições do poder constituinte originário? E do poder constituinte derivado?

💡 4 Respostas

User badge image

Denise

O Poder Constituinte é a pura manifestação da suprema e soberana vontade política de um povo, organizado juridicamente e organizado socialmente. As finalidades do Poder Constituinte são limitar o poder estatal e preservar os direitos e garantias individuais. O povo é o titular do Poder Constituinte. Já o exercício do Poder Constituinte pertence aos representantes do povo.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Acerca do poder constituinte, tem poder para editar uma constituição, organizando um estado com sua finalidade em limitar o poder do mesmo e manter os direitos e garantias do povo. O poder constituinte possui duas espécies, sendo elas:

  • Poder originário: é um poder que é responsável pela criação de uma nova constituição, começando com novos interesses destinado a comunidade dessa nova constituição. Tem como características ser um poder inicial, ilimitado, autônomo, incondicionado e permanente;
  • * Poder constituinte derivado: é um poder que é determinado na própria constituição e, é limitado. Tem como características ser um poder derivado, subordinado e condicionado. Esse tipo de poder se mostra através de poder constituinte reformador e poder constituinte decorrente. O poder constituinte reformador permite que seja feita uma alteração no texto constitucional respeitando os limites que são estabelecidos. O poder constituinte decorrente permite que os estados que compõem a União se organizem por meio de suas constituições do estado, respeitando as regras que são limitadas na pela Constituição Federal.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais