Buscar

Por que A=25,6%, G=24,4%, T=25,6%, C=24,4% é uma molécula de DNA? Preciso de 2 argumentos que o ácido nucleico encontrado é um DNA

Preciso de 2 argumentos que o ácido nucléico encontrado é um DNA

 

💡 3 Respostas

User badge image

Milena Martins

(desoxirribonucleic acid);

-> Ácido ribonucleico, conhecido pela sigla em inglês RNA (ribonucleic acid).

Os ácidos nucleicos são constituídos por unidades menores chamadas de nucleotídeos. Os nucleotídeos são formados por:

-> Um açúcar do grupo das pentoses:

 - desoxirribose no DNA;

 - ribose no RNA.

-> Uma molécula de fosfato (PO43-);

-> Bases nitrogenadas.

Existem cinco tipos de bases nitrogenadas, são elas: adenina, guanina, timina, citosina e uracila, que são classificadas em bases púricas e pirimídicas.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O DNA e o RNA são as macromoléculas mais importantes dos seres vivos, porque comandam todos os nossos processos metabólicos.

Essas macromoléculas são constituídas por nucleotídeos que são unidades formadas por três componentes básicos que são um açúcar, um grupo fosfato e uma base nitrogenada. No caso do DNA, as bases podem ser timina (T), citosina (C), guanina (G) e adenina (A), enquanto no RNA as bases são uracila (U), citosina, guanina e adenina. Assim, como as concentrações apresentadas totalizam 100 % e não há uracila, podemos afirmar que trata-se de uma molécula de DNA.

Temos, ainda, que a adenina emparelha com a timina e a guanina emparelha com a citosina no DNA. Logo, como as porcentagens de adenina e timina são iguais, assim como as de citosina e guanina, temos a confirmação da hipótese de ser DNA.

Portanto, trata-se de uma molécula de DNA porque não há uracila e as porcentagens de adenina e timina são iguais, assim como as de citosina e guanina.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais