Buscar

Uma corrente elétrica se caracteriza pela corrida de cargas de um lado para outro.

Uma corrente elétrica se caracteriza pela corrida de cargas de um lado para outro. Para se criar a corrente neuronal, ocorre a abertura de canais específicos na membrana do neurônio que permitem a entrada dos íons Na+ que estavam fora. Leia as sentenças abaixo e marque a alternativa incorreta:

Esse processo em que se sai de uma polaridade negativa para uma positiva é chamado de repolarização e caracteriza a segunda fase do potencial de ação neuronal.
    Após a corrente passar, o neurônio tenta voltar ao normal, ou seja, ao potencial de repouso. Para isso o neurônio começa a jogar carga positiva fora. Como a carga que havia sido armazenada era o K, é esse íon que começa a sair em grande quantidade.
    Em certo momento também começa a sair os íons Na que haviam entrado e essa grande saída de cargas positivas faz com que novamente a polaridade do neurônio fique negativa.
    A entrada ou corrida desses íons com carga positiva, daí corrente elétrica, faz com que o interior do neurônio, que era negativo em -70 mV, fique positivo em até +90 mV.
    O estado em que o neurônio está muito negativo é chamado de período refratário e se caracteriza pela incapacidade da célula de responder a qualquer estímulo.

💡 5 Respostas

User badge image

Cintia Silva

Após a corrente passar, o neurônio tenta voltar ao normal, ou seja, ao potencial de repouso. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A corrente elétrica pode ser definida como o fluxo de carga eléctrica que passa através de um material. É devido ao movimento de cargas (geralmente elétrons ) dentro dele.

Uma corrente elétrica, por se tratar de um movimento de cargas, produz um campo magnético, um fenômeno que pode ser usado no eletroímã.

Um material condutor possui um grande número de elétrons livres, portanto é possível passar eletricidade através dele. Não se pode dizer que elétrons livres, embora existam no material, pertençam a qualquer átomo. Uma corrente de eletricidade existe em um local quando uma carga líquida é transportada daquele local para outro naquela região. Suponha que a carga se mova através de um fio. Se a carga q for transportada através de uma determinada seção transversal do fio, no momento t, então a intensidade da corrente I, através do fio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais