Buscar

o que são fármacos adrenérgicos e colinérgicos?

💡 3 Respostas

User badge image

João Pedro

Fármacos adrenérgicos são aqueles que estimulam a atividade dos receptores adrenérgicos.
Parassimpatomimético ou colinérgico é um medicamento ou veneno que age estimulando ou imitando o sistema nervoso parassimpático.
3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os fármacos colinérgicos são divididos em duas categorias: diretos e indiretos. Os diretos são os muscarínicos e nicotínicos, já os indiretos são os anticolinesterásicos. Os principais dentre fármacos colinérgicos são a acetilcolina, metacolina, betanecol, carbacol, muscarina, pilocarpina, edrofônio, cafeína e donepezila.

Os principais fármacos colinérgicos são acetilcolina, muscarina, carbacol, betanecol, pilocarpina, cafeína, edrofônio, donepezila e metacolina.

Fármaco adrenérgico é qualquer um dos vários medicamentos que imitam ou interferem com o funcionamento do sistema nervoso simpático , afetando a liberação ou ação denorepinefrina e epinefrina . Esses hormônios , também conhecidos como noradrenalina e adrenalina , são secretados pela glândula adrenal , daí sua associação com o termo adrenérgico . As principais ações da norepinefrina e epinefrina são mediar a “ resposta de luta ou fuga ”.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais