Buscar

qual a diferença entre Positivismo Jurídico e Naturalismo Jurídico ?

💡 2 Respostas

User badge image

Peury Andrey Pereira de Deus

Naturalismo consiste no direito à vida que todo o cidadão possui, sendo positivado em nossa constituição. O naturalismo indica que este direito nasce com a gente, sem que seja preciso a afirmação dele em lei.
Positivismo jurídico consiste em um direito efetivo posto pelas autoridades, independendo de critérios de mérito, que são decorrentes de sistemas normativos e valores morais.
1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

A básica diferença é que, no direito positivo (Corrente Positivista), as leis, criadas pelo Homem a partir do critério empírico-cultural, são leis impostas aos demais membros da sociedade, com base num ordenamento positivado próprio. que dá origem e fundamento às leis formais.

Já para o Naturalismo Jurírico (Corrente Jusnaturalista) as regras de Direito são dissociadas da vontade humana. Ou seja, as regras possuem caráter universal, inviolável e imutável, e se sobrepõem às leis criadas pelo Homem, com forte apelo aos valores, à ética e à moral.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais