Buscar

Oque o enfermeiro auditor deve avaliar na auditoria prospectiva, retrospectiva e concorrente ?

💡 1 Resposta

User badge image

Alisson Dos Santos

Quanto aos tipos de Auditoria cita-se a Pré-Auditoria ou Auditoria Prospectiva, trata-se da avaliação dos procedimentos antes de sua realização; Auditoria Concorrente ou Pró-Ativa, análise pericial ligada ao evento no qual o cliente está envolvido; Auditoria Retrospectiva trata-se da análise pericial dos procedimentos realizados, após a alta do paciente.

Cerqueira (1977) descreve três tipos de auditoria aplicáveis ao serviço de enfermagem: Auditoria Retrospectiva, administração da qualidade dos serviços prestados após a alta do paciente; Auditoria Operacional corresponde o método concomitante ou concorrente (durante o ato do atendimento); Auditoria de Plano de Cuidados avalia o planejamento e a execução das ações assistenciais de enfermagem.

Quanto às formas de intervenção a Auditoria é classificada em Interna ou Externa. A Auditoria Interna é realizada pelo enfermeiro dentro da instituição hospitalar com ações alocadas como enfermeira Auditora da Educação Continuada ou Enfermeira Auditora no serviço de faturamento.

Quanto ao tempo a auditoria classifica-se em: contínua ou periódica. A Auditoria Contínua avalia em períodos determinados sendo que a revisão seguinte sempre se inicia a partir da última. A Auditoria Periódica examina também em tempos estabelecidos, porém não se prende à continuidade.

Quanto a natureza a Auditoria classifica-se em: normal ou específica. A Auditoria Normal se realiza em períodos determinados com objetivos regulares de comprovação. A Auditoria Específica atende a uma necessidade do momento. Quanto ao limite a auditoria classifica-se em total ou parcial. A Auditoria Total abrange todos os setores da instituição. A Auditoria Parcial é limitada a alguns serviços.

Na realização da Auditoria de Enfermagem são propostas algumas etapas e princípios por diferentes autores, as quais permitem um desenvolvimento da função de maneira a manter a prioridade da essência da qualidade e identificação de atos falhos que necessitam reformulação dentro da instituição em que a técnica estiver sendo desenvolvida.
 

As ações do enfermeiro auditor dentro da instituição hospitalar ainda são limitadas pela escassez dos registros de enfermagem o que dificulta e atrasa a realização das cobranças e avaliação do cuidado. È imprescindível que os profissionais de saúde se conscientizem a cerca da comprovação de seus atos.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais