Buscar

Segundo Goleman (1998) o que é sequestro neural:

💡 3 Respostas

User badge image

Elidiane Soares

O seqüestro ocorre num instante, disparando essa reação crucial momentos antes de o neocórtex, o cérebro pensante, ter a oportunidade de ver o que está acontecendo, sem ter tempo de decidir se é ou não uma boa idéia. depois de se dar conta do fato começa a sensação de arrependimento.

oque é sequestro neural o processo onde impressões sensoriais são enviadas diretamente do tálamo à amígdala, antes de serem plenamente processadas pelo neocórtex. O processo mais comum de envio de informações como essa envolve as regiões corticais responsáveis pela organização e o processamento destas informações,

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O sequestro neural é um termo dado pelo psicólogo Daniel Goleman para definir aqueles momentos em que uma pessoa reage sem pensar. Essa falta de controle se dá porque a amígdala (uma pequena porção na parte inferior do lóbulo temporal médio) assume momentaneamente o comando do cérebro e desliga outras partes do cérebro (principalmente o córtex) fazendo com que respondemos de forma impulsiva.

Esse sequestro momentâneo da razão é desencadeado por diversos gatilhos de origem emocional seja ela um engarrafamento ou um acidente. Esse mecanismo têm uma origem evolutiva e nos ajudava passar por momentos que ameaçavam a nossa sobrevivência.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais