Buscar

Didática da alfabetização e do letramento?

💡 5 Respostas

User badge image

Elia Silva

s

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Didática consiste em um ramo da Pedagogia que tem por objetivo analisar e desenvolver técnicas e métodos de ensino de um conteúdo para um indivíduo ou grupo.

Nesse contexto, a alfabetização trata-se do processo onde o indivíduo adquire a habilidade de ler e escrever. Os métodos tradicionais de alfabetização são o sintético e o analítico. O método tradicional sintético caracteriza-se pela aprendizagem letra por letra, silaba por silaba e palavra por palavra. O mesmo parte do pressuposto que o indivíduo irá aprender os símbolos gráficos de forma generalizada. Tem-se uma dificuldade de compreender e elaborar textos. Por sua vez, o método analítico analisa o todo, isto é, a palavra. O processo de aprendizagem inicia-se com frases e contos e visa que o aluno aprenda o sentido de um texto. Assim, a alfabetização é ensinada através da leitura e não através de símbolos.

Vale citar ainda o letramento , que trata-se da habilidade do uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais.

Sendo assim, a grande diferença entre alfabetização e letramento está na qualidade do domínio da leitura e da escrita.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais