Buscar

Quais são as indicações de paracetamol pra gatos?

💡 3 Respostas

User badge image

Grazi Hanzen

são as melhores possíveis ,
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O paracetamol é altamente tóxico para gatos pois em vez da formatação da meta-hemoglobina, nos gatos surgem corpos de Heinz nos glóbulos vermelhos, que impedem a chegada de oxigênio às células e, consequentemente, causam hipóxia.

Essa toxicidade é causada pela deficiência da enzima glicuronil transferase, exaurindo as vias de glicuronidação e sulfatação, já que esta via nos felinos é limitada. O resultado é a produção do metabólito N-acetil-parabenzequinoneimina (NAPQI), que causa lesão no tecido hepático por ser um metabólito reativo, além de causar estresse oxidativo nos eritrócitos, gerando hemólise e meta-hemoglobinemia.

Os animais não vão a óbito pela hepatotoxicidade desse medicamento, e sim, pela falta de oxigênio devido à formação de corpúsculo de Heinz. No cão, o órgão mais sensível à intoxicação pelo paracetamol é o fígado, e nos gatos são as células vermelhas, por isso eles apresentam sinais de meta-hemoglobinemia e anemia hemolítica, deixando seus eritrócitos mais suscetíveis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais