Buscar

hidrogenação catalítica

A hidrogenação catalítica, utilizada na produção de margarina, converte as ligações duplas nos ácidos graxos dos triacilgliceróis do óleo vegetal a – CH2–CH2–. Qual o fundamento científico deste processo? Como isso afeta as propriedades físicas dos óleos?

💡 7 Respostas

User badge image

Rodrigo Augusto

A hidrogenação catalítica afeta as propriedades físicas dos óleos pois ela nada mais é do que a adição de gás hidrogênio, com a ajuda de um catalisador, aos triacilgliceróis com o objetivo de transformar as ligações duplas em ligações simples. Desse modo, os triacilgliceróis (líquidos) são transformados em gorduras (sólidas).

5
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Na produção de margarina, um dos processos químicos mais importantes é a hidrogenação catalítica dos ácidos graxos dos triacilgliceróis provenientes de óleos vegetais.

Esse processo é necessário para transformar os óleos, que são líquidos, em gorduras sólidas. Para tal mudança, são utilizados catalisadores para adicionar o gás hidrogênio e transformar as ligações duplas dos ácidos graxos do óleo em ligações simples. Essa adição é conhecida por hidrogenação catalítica, devido precisar do catalisador.

Portanto, a hidrogenação catalítica consiste da adição de gás hidrogênio, com o auxílio de um catalisador, aos triacilgliceróis com o intuito de transformar as ligações duplas em simples. Assim, transforma-se os triacilgliceróis (líquidos) em gorduras (sólidas).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais