Buscar

O QUE É SOBRE POLITICAS PUBLICAS: QUANDO SURGIU

MATERIA REFERENTE A POLITICAS PUBLICAS

💡 6 Respostas

User badge image

Vanessa Castro

Surgiu na metade do séc XX, são conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados, que visam assegurar determinado direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico.
7
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As Políticas Públicas podem ser definidas como o conjunto de todas as ações, processos, atividades e decisões realizadas pelo Estado que dizem respeito ao bem-estar ou interesse da sociedade, orientadas pela política do governo vigente. A mesma contempla também as negociações, alianças, programas governamentais, projetos de partidos políticos, planos de governo, etc.

Elas são trabalhadas principalmente em cinco áreas:

  • Gestão de políticas públicas;
  • Políticas em proteção ambiental e sustentabilidade;
  • Políticas públicas em educação e comunicação;
  • Políticas públicas em saúde;
  • Políticas públicas em segurança.
  • As Políticas Públicas se fazem presente desde as primeiras organizações do homem, porém, em forma de disciplina e área de conhecimento, a mesma se originou nos Estados Unidos no início do século XX.

5
Dislike0
User badge image

Nilma Silva

A partir do capitalismo, surge a política social, construída por meio das mobilizações das classes operárias advindas das revoluções industriais no século XIX. A política social foi, então, entendida como estratégia de intervenção do governo nas relações sociais originadas no mundo da produção, ou seja, foi relacionada a um processo de mediação, como estratégia estatal entre interesses conflitivos. O processo de globalização que está em curso provoca profundas mudanças em vários setores da sociedade em um movimento acelerado de reorganização e reordenação social, cultural e institucional subordinado em linhas gerais à economia.

Fonte: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/2634/senne_andressa_de.pdf?sequence=3&isAllowed=y
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais