Buscar

Segundo a teoria de Ausubel na aprendizagem significativa há três vantagens essenciais em relação a aprendizagem memoristica?

💡 6 Respostas

User badge image

Andre Smaira

David Ausubel foi um psicólogo cognitivista, nascido nos Estados Unidos, e que trabalhou com teorias na área da educação.

Na sua visão, a aprendizagem é a integração dos conceitos na estrutura cognitiva do aluno, e para que o mesmo aprenda, esses conceitos tem que fazer sentido para o mesmo e se relacionar com conceitos antes aprendidos.

Assim, o mesmo cria o conceito da aprendizagem significativa, no qual uma nova informação se liga com algum aspecto relevante do conhecimento do indivíduo, significando assim mudanças nas estruturas cognitivas, e não apenas acréscimos.

Para Ausubel existem então três vantagens da aprendizagem significativa quanto a memorística. A primeira é de que o conhecimento seria lembrado por mais tempo, por ter sido adquirido de forma significativa. A segunda é de que existe o aumento da capacidade de se aprender outros conteúdos (mesmo que ocorra o esquecimento do conhecimento original). Por fim, a terceira vantagem é de que mesmo que algo seja esquecido a "reaprendizagem" é facilitada.

6
Dislike0
User badge image

Vanessa Lima

A aprendizagem significativa, no qual uma nova informação se liga com algum aspecto relevante do conhecimento do indivíduo, significando assim mudanças nas estruturas cognitivas, e não apenas acréscimos.

Para Ausubel existem então três vantagens da aprendizagem significativa quanto a memorística. A primeira é de que o conhecimento seria lembrado por mais tempo, por ter sido adquirido de forma significativa. A segunda é de que existe o aumento da capacidade de se aprender outros conteúdos (mesmo que ocorra o esquecimento do conhecimento original). Por fim, a terceira vantagem é de que mesmo que algo seja esquecido a "reaprendizagem" é facilitada.





2
Dislike0
User badge image

Sueli Lopes

Resposta correta alternativa B - corretas I e II ... em terceiro, uma vez esquecida, "facilita" e não "dificulta" como aparece na questão

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais