Buscar

Como fazer uma resenha crítica de um TCC?

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Seja de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou de qualquer outra obra, a resenha pode ser vista como uma espécie de gênero textual, que caracteriza-se por apresentar argumentos críticos sobre a ideias emitida pelo autor, além de realizar uma síntese sobre o que é retratado na obra. O leitor deve compreender os pontos de reflexão da resenha, assim como as críticas apontadas.

A partir da análise da resenha como uma crítica, deve-se pontuar quais as razões que desenham a crítica, assim como os elementos chave que devem ser abordados. Ainda assim, não se deve utilizar expressões que estão na primeira pessoa.

Uma boa resenha deve:

  1. Identificar a obra que será feita a análise;
  2. Em seguida deve ser feita uma breve descrição sobre o que se trata da obra;
  3. Deve ser feita uma análise em termos estruturais, relacionando os capítulos com parágrafos – dependendo do modelo adotado pelo texto base;
  4. O conteúdo também deve ser abordado em conjunto com a análise crítica, por meio da argumentação, comparação ou até mesmo contrapondo autores já conhecidos sobre o tema.

Estes são os passos para a elaboração mínima de uma resenha crítica, o escritor deve tomar cuidado para deixar sua crítica clara e não utilizar expressões que o colocam de forma direta no texto.

1
Dislike0
User badge image

Liirane Santos

Quem
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais