Buscar

Dúvida entre A e B

No campo das Ciências Humanas, especialmente a disciplina de Geografia, ocupa-se em oferecer explicações sobre as diversas formas de ocupação do espaço geográfico ao longo da história. Existe um entendimento entre boa parte dos estudiosos da área que o espaço geográfico é o resultado contínuo das relações socioespaciais e tais relações são econômicas (relação sociedade-espaço mediatizada pelo trabalho), políticas (relação sociedade-Estado ou entre Estados-Nação) e simbólico-culturais (relação sociedade-espaço via linguagem e imaginário). Milton Santos (geógrafo brasileiro) coloca que o espaço geográfico é a relação homem/natureza ou homem/espaço mediatizada pelo trabalho e a produção de mercadorias (o espaço é também mercadoria).

A partir do enunciado e dos estudos feitos no Tópico 1, especialmente no texto de Paulo Gomes de Almeida Filho e Francisca de Souza Miller, analise as afirmações a seguir e assinale aquelas que podem ser percebidas como MUDANÇAS POSITIVAS pelos moradores da comunidade que vivem na costa do município de São Miguel do Gostoso, a partir do crescente processo de urbanização em decorrência da atividade turística que caracteriza bem o entendimento dos estudiosos sobre qual o significado de espaço geográfico. 

 

 


Melhorias na infraestrutura de comunicações em geral e saneamento básico.

Recuperação e ou alteração de espaços antigos e tradicionais (praças, portos, avenidas etc.) como forma de atrair turistas.

Descaracterização de espaços destinados a atividades historicamente desenvolvidas pelo conjunto da população interferindo no comportamento dos moradores.

Especulação imobiliária contribuindo para o aumento do subemprego.

💡 6 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais