Buscar

As práticas pedagógicas presentes na Educação Infantil são perpassadas pela função indissociável do cuidar/educar, tendo em vista os direitos

 e as necessidades próprias das crianças no que se refere à alimentação, à saúde, à higiene, à proteção e ao acesso ao conhecimento sistematizado. Sobre essas práticas, considere as afirmativas a seguir: I-O brincar é uma prática inerente à infância e é um direito da criança. Quando brincam, as crianças têm oportunidade de conviver com as suas diferenças, desenvolver o mundo do imaginário e expressarem-se por diversas linguagens.

II- A valorização das interações é essencial na educação infantil. O afeto, o respeito mútuo, a alegria, a troca, a escuta, e a ajuda são componentes essenciais para as crianças construírem pouco a pouco, a sua cidadania.

III-O principal fundamento do diálogo na escola de Educação Infantil é a pedagogia da escuta, já que o compromisso de escutar as crianças é fundamental para pensar, desenvolver e praticar o currículo nos ambientes escolares. Este tipo de trabalho permite ao educador dar a criança o amparo e o apoio necessário ao seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.

IV- A ação e exploração têm como objetivo favorecer a elaboração de hipóteses a partir dos espaços familiares da criança. Também colabora para os aspectos afetivos presentes na socialização com outras crianças e com o professor. Sobre as afirmativas é correto o que se afirma em:

A) II, III e IV.

B) I e II

C) I, II e III

D) Todas.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A afirmativa I está correta. A experiência lúdica da brincadeira é muito importante para a criança, sendo um direito de todas elas, já que é importante para seu desenvolvimento e seu crescimento.

A afirmativa II está correta. É muito importante para a criança estar rodeada de outras crianças, assim ela pode entender os aspectos importantes de uma vida em sociedade.

A afirmativa III está correta. É importante que os professores se proponham a escutar os alunos e fazer com que eles desenvolvam suas capacidades.

A afirmativa IV também está correta já que o aluno deve ser incentivado a construir o seu conhecimento de forma prática, agindo e explorando o mundo.

Portanto, todas as afirmativas estão corretas e a alternativa que melhor responde esta pergunta é a letra D).

**

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais