Buscar

quero saber a resposta dessa pergunta

“Uma questão fundamental à compreensão da crise ética da contemporaneidade em MacIntyre diz respeito à perda da historicidade que ainda estava presente na ética anterior (aristotélica), perda essa que se deveu, especificamente, ao advento da modernidade.  E é justamente nesse aspecto que no pensamento do filósofo a moral moderna estava fadada à falência. E isso constituía diretamente um reforço à proposta de retorno a Aristóteles. Pode-se dizer, em suma, que é a partir da crítica ao iluminismo quando do seu fracasso que MacIntyre opera sua crítica a modernidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COIMBRA, Fábio. A crise da ética no pensamento contemporâneo: um debate entre Alasdair MacIntyre e Habermas. Revista Húmus, São Luiz, v. 5, n.15, abr. 2015. p. 13. http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/download/4252/2310. Acesso em 12 de junho de 2019. p. 14. 

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a crise dos valores e a destruição do dualismo metafísico,  assinale a alternativa correta:

A

A crise de valores iniciou o dualismo metafísico estabelecendo referências e significações tradicionais.

B

A crise do dualismo metafísico confirmou a revitalização dos princípios morais da contemporaneidade, dando ênfase à vida e à criação.

C

O dualismo metafísico consolidou as hierarquias e os dogmas cristalizados, afirmando a vida, a criação e a evolução.

D

A crise de valores e o fim do dualismo metafísico suprimiram todos os pontos de referências e as significações tradicionais estáveis.

E

A formulação de valores e as significações tradicionais combateram a anarquia dos princípios, revelando a ética como fundamento da vida.

💡 3 Respostas

User badge image

Nicollas Irlan

A alternativa correta é a opção D, pois, a crise de valores e a destruição do dualismo metafísico são liberadores e angustiantes. Angustiantes haja vista desesperadores na medida em que suprimem todos os pontos de referências e as significações tradicionais estáveis, deixando apenas o vazio.

A anarquia dos princípios, e revelando o nada é libertador na medida em que elas sacodem as hierarquias e os dogmas cristalizados, esclerosados, abafando a vida, a criação e a evolução (livro -base, p . 26).

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A meta - a ética é o ramo da ética que estuda a origem e significado dos conceitos éticos, 15 e questões metafísicas sobre a moralidade, especialmente se existem valores morais independentemente dos seres humanos, e se eles são relativos, convencional ou absoluto.

Uma doutrina ética elabora e verifica certas declarações ou julgamentos. Um julgamento ético, um julgamento moral ou uma declaração normativa é uma declaração que conterá termos como "bom", "ruim", "correto", "incorreto", "obrigatório", "permitido" etc., referindo-se a uma ação para uma decisão ou mesmo conter as intenções de quem age ou decide algo. Quando frases éticas são usadas, pessoas, situações ou ações são valorizadas moralmente.

Portanto, o a alternativa correta é a alternativa D.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais