Buscar

Exemplifique as diferenças ente volvismo,taylorismo,fordismo e toyotismo?

💡 2 Respostas

User badge image

Paloma Silva

Volvismo eu não sei
Mas Taylor tinha ênfase nas tarefas, aumentando a produtividade dos empregados, fazer mais produtos em menos tempo.
Ford foi a mesma coisa, mas ele fazia produção em massa, em grande escala.
Já o Toyotismo produz de acordo com a demanda, ou seja, ele não mantém o produtos no estoque, ele produz quando alguém faz o pedido.
2
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

No século XIX, foi proposto um modelo que buscava aplicação de princípios científicos ao processo produtivo industrial. Esse modelo tinha como meta o aumento de produtividade e uso mais racional do tempo de trabalho diário. Esse modelo denominou-se taylorismo por conta de seu idealizador.

No século XX, Henry Ford implantou um modelo em sua fábrica, que seria utilizado, algum tempo depois em muitos outros setores produtivos. O fordismo, como ficou conhecido, via o planejamento e a supervisão como tarefas essenciais ao processo produtivo. Essa nova proposta na forma de organização do trabalho e na produção em série de um produto, inaugurou a era da produção e do consumo em larga escala. São algumas características do fordismo: a divisão e o parcelamento de atividades, a mecanização de parte do processo produtivo, controle das funções laborais que incluiam punições e recompensas de acordo com o comportamento dos empregados, hierarquia e impessoalidade das normas. Com o aprimoramento de um controle mais rígido das execução das tarefas surgiu a necessidade da presença de especialistas na administração, delegando a um plano secundário a especialização dos trabalhadores.

O Toyotismo ( ou just in time), surgiu na fábrica da Toyota, após as transformações ocorridas na década de 1970, com ênfase numa nova forma de organizar e flexibilizar o trabalho e os locais de funcionamento para o alcance de maiores lucros. São características desse modelo produtivo: produção vinculada a demanda (variada e heterogênea), trabalho em equipe com uma diversidade de funções, inovação comercial, tecnológica e organizacional.

O Volvismo foi introduzida pela empresa Volvo na década de 1990, na Suécia. Esse modelo revolucionou o sistema econômico pela organização flexível e criativa, com forte participação dos sindicatos e um novo olhar sobre o trabalhador. Tem como características: maior autonomia e representatividade do trabalhador no processo de produção, incentivando um maior aperfeiçoamento; setor produtivo mais automatizado e ambientes mais ecológicos (como luz natural, menos ruídos e infraestrutura de apoio a seus funcionários).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais