A maior rede de estudos do Brasil

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS CULTURAIS EXISTENTES NA COMUNIDADE LOCAL


21 resposta(s)

User badge image

Matias

Há mais de um mês

Por favor, me envia um modelo de PCC sobre o tema acima.
Por favor, me envia um modelo de PCC sobre o tema acima.
User badge image

Janel

Há mais de um mês

GENTE ESTOU ENVIANDO UMA ALGO PRA VOCES, NAO COPIE, APENAS PRA VE COMO VOCES VAO FAZER O PCC, ISSO NAO ESTA COMPLETO O PCC; ISSO É SO UMA DIRECAO, PARA VOCES TEREM UUMA IDEIA, LEIA ALGUNS AUTORES PARA TER IDEIAS DE CONCEITO, ESPERO QUE AJUDE.

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

 

CURSO

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR

SEU NOME E MATRICULA

DATA / MÊS / ANO

 

 

 

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS CULTURAIS EXISTENTES NA COMUNIDADE LOCAL

 

 

OBJETIVOS

 

  • Demonstrar que a cultura associa-se a comunidade em geral;
  • Analisar como a cultura influencia a comunidade, transmitindo conceitos e saberes.

 

 

INTRODUÇÃO TEÓRICA

 

 

            Quando falamos de Cultura, imagina-se que está envolvida diretamente a arte: música, pintura, dança, teatro, poesia, entre outros movimentos artísticos. Mas deve-se ser analisada de forma holística, pois não é somente isso que ela significa. Existe outros parâmetros que a cultura envolve dentro da política, filosofia, sociologia e até mesmo no convívio social.           

A comunidade em geral é constituída por pluralidade de comportamentos, críticos, visionários, artistas, criadores, programadores e intermediários da cultura, onde estes divulgam seus costumes e padrões de vida, expandido saberes e conhecimentos no modo de vestir, de falar, de sentir, tendo muitas formas de fazer essa manifestação cultural.

Conforme Camargo (2018), a comunidade sofre influência do sistema cultural e vai desenvolvendo, tendo uma percepção que os costumes e as crenças se dá pelo convívio social.  

Não existem indivíduos sem cultura (costumes, crenças, leis e morais), todo ser humano é portador de cultura, nisso essa pessoa pertence a uma comunidade, que pode ter vários sistemas culturais (MARCONI; PRESSOTO, 2006).

Analisando esse processo cultural do ser humano, ela começa no seio familiar, sendo conduzido para vida, a participar ativamente de forma negativa ou positiva na sociedade. Mauss (2018) analisa como este individuo se comporta e dois tipos de realidade cultural: a primeira é simbolicamente, onde existe uma linguagem que vincula socialmente com outros seres humanos. A segunda forma é historicamente, onde há um conjunto de fatores culturais vindo dos ancestrais e do passado.

Analisa-se definição de comunidade, conforme Redfield (1989), que é a união de seres humanos, com suas leis, crenças e costumes, certas atitudes, se integram-se conveniente ou não. Nessa visão, a comunidade tem suas particularidades, seus conceitos de cultura, tendo resultado conforme a história do ambiente em que os indivíduos vivem e padrões culturais, por isso, historiadores e sociólogos não tiram conceitos e conclusões definidos sobre termos culturais engajados a comunidade por causa da diversificação cultural.   

 

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 

O trabalho deu-se por intermédio de pesquisa de analise literária entre vários autores como Camargo (2018), Mauss (2018), Redfield (1989), Marconi e Pressoto (2005), com ênfase de comparar conceitos para esta temática sobre Observação e Análise sociológica sobre os Aspectos Culturais existentes na comunidade local.

Investigou-se os dados históricos e saberes que a comunidade vivencia e é influenciada por fatores culturais.

 

 

 

RESULTADO E CONCLUSÃO

 

 

            A cultura é muito importante aos seres humanos; a comunidade como são formados por indivíduos, conclui-se que há uma forma empírica de formação de cidades, bairros, famílias, com sistemas de produção e artísticos inseridos, formando uma cadeia de relacionamentos envolvidos.

            As comunidades têm uma diversidade pluralidade cultural, que são organizadas e moldadas por crenças, leis, crenças e necessidades.

 

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

CARMO, S. A cultura e o Estado Democrático de Direito (2015). Disponível <http://www.direitonet.com.br/artigos/x/21/92/2192> Acesso 18 set 2019.

MAUSS, M. Sociologia e Antropolgia. São Paulo: Ubu Editora – ME, 2018.

ARCONI, M A; PRESSOTO, Z M N. Antropologia> Uma introdução. São Paulo: Atlas, 2006.

Redfield, RLittle community and peasant society and culture - University of Chicago Press, 1989.

User badge image

Janel

Há mais de um mês

A cultura começa numa sociedade simples, por intermédio da forma de expressão, nas atitudes e no modo de sentir, o seu modo como o indivíduo vive. “Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes” (CAMARGO, 2019).

            A cultura tem uma maior função da satisfação as necessidades dos indivíduos e limitação normativa das necessidades de cada um.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes