A maior rede de estudos do Brasil

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS CULTURAIS EXISTENTES NA COMUNIDADE LOCAL


21 resposta(s)

User badge image

Estudante PD

Há mais de um mês

Por favor, me envia um modelo de PCC sobre o tema acima.
Por favor, me envia um modelo de PCC sobre o tema acima.
User badge image

Janel Lucena

Há mais de um mês

GENTE ESTOU ENVIANDO UMA ALGO PRA VOCES, NAO COPIE, APENAS PRA VE COMO VOCES VAO FAZER O PCC, ISSO NAO ESTA COMPLETO O PCC; ISSO É SO UMA DIRECAO, PARA VOCES TEREM UUMA IDEIA, LEIA ALGUNS AUTORES PARA TER IDEIAS DE CONCEITO, ESPERO QUE AJUDE.

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

 

CURSO

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR

SEU NOME E MATRICULA

DATA / MÊS / ANO

 

 

 

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS CULTURAIS EXISTENTES NA COMUNIDADE LOCAL

 

 

OBJETIVOS

 

  • Demonstrar que a cultura associa-se a comunidade em geral;
  • Analisar como a cultura influencia a comunidade, transmitindo conceitos e saberes.

 

 

INTRODUÇÃO TEÓRICA

 

 

            Quando falamos de Cultura, imagina-se que está envolvida diretamente a arte: música, pintura, dança, teatro, poesia, entre outros movimentos artísticos. Mas deve-se ser analisada de forma holística, pois não é somente isso que ela significa. Existe outros parâmetros que a cultura envolve dentro da política, filosofia, sociologia e até mesmo no convívio social.           

A comunidade em geral é constituída por pluralidade de comportamentos, críticos, visionários, artistas, criadores, programadores e intermediários da cultura, onde estes divulgam seus costumes e padrões de vida, expandido saberes e conhecimentos no modo de vestir, de falar, de sentir, tendo muitas formas de fazer essa manifestação cultural.

Conforme Camargo (2018), a comunidade sofre influência do sistema cultural e vai desenvolvendo, tendo uma percepção que os costumes e as crenças se dá pelo convívio social.  

Não existem indivíduos sem cultura (costumes, crenças, leis e morais), todo ser humano é portador de cultura, nisso essa pessoa pertence a uma comunidade, que pode ter vários sistemas culturais (MARCONI; PRESSOTO, 2006).

Analisando esse processo cultural do ser humano, ela começa no seio familiar, sendo conduzido para vida, a participar ativamente de forma negativa ou positiva na sociedade. Mauss (2018) analisa como este individuo se comporta e dois tipos de realidade cultural: a primeira é simbolicamente, onde existe uma linguagem que vincula socialmente com outros seres humanos. A segunda forma é historicamente, onde há um conjunto de fatores culturais vindo dos ancestrais e do passado.

Analisa-se definição de comunidade, conforme Redfield (1989), que é a união de seres humanos, com suas leis, crenças e costumes, certas atitudes, se integram-se conveniente ou não. Nessa visão, a comunidade tem suas particularidades, seus conceitos de cultura, tendo resultado conforme a história do ambiente em que os indivíduos vivem e padrões culturais, por isso, historiadores e sociólogos não tiram conceitos e conclusões definidos sobre termos culturais engajados a comunidade por causa da diversificação cultural.   

 

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 

O trabalho deu-se por intermédio de pesquisa de analise literária entre vários autores como Camargo (2018), Mauss (2018), Redfield (1989), Marconi e Pressoto (2005), com ênfase de comparar conceitos para esta temática sobre Observação e Análise sociológica sobre os Aspectos Culturais existentes na comunidade local.

Investigou-se os dados históricos e saberes que a comunidade vivencia e é influenciada por fatores culturais.

 

 

 

RESULTADO E CONCLUSÃO

 

 

            A cultura é muito importante aos seres humanos; a comunidade como são formados por indivíduos, conclui-se que há uma forma empírica de formação de cidades, bairros, famílias, com sistemas de produção e artísticos inseridos, formando uma cadeia de relacionamentos envolvidos.

            As comunidades têm uma diversidade pluralidade cultural, que são organizadas e moldadas por crenças, leis, crenças e necessidades.

 

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

CARMO, S. A cultura e o Estado Democrático de Direito (2015). Disponível <http://www.direitonet.com.br/artigos/x/21/92/2192> Acesso 18 set 2019.

MAUSS, M. Sociologia e Antropolgia. São Paulo: Ubu Editora – ME, 2018.

ARCONI, M A; PRESSOTO, Z M N. Antropologia> Uma introdução. São Paulo: Atlas, 2006.

Redfield, RLittle community and peasant society and culture - University of Chicago Press, 1989.

User badge image

Luana Oliveirah

Há mais de um mês

Seu pcc Tbm é este tema?

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes