explique o que defende a teoria da endossimbiose
2 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
Leilane Lopes
Há mais de um mês
A teoria da endossimbiose postula que algumas organelas citoplasmáticas atuais, como as mitocôndrias e os cloroplastos, eram originalmente bactérias, que foram englobadas, mas não digeridas, por outras bactérias, trocaram material genético, conferindo assim capacidades melhores a essas bactérias, assim como pode ter sido o gatilho para a evolução da membrana nuclear. Alguns fatores auxiliam na confirmação dessa teoria, como a presença de dois tipos de membranas, tanto na mitocôndria, quanto no cloroplasto, sendo que a membrana externa neles, se assemelha a membrana de um lisossomos.
Julia Benevenuto
Há mais de um mês
A principal implicação deste modelo é a de que os eucariotas são, com efeito, quimeras produzidas pela combinação de diversos genomas de procariontes (pelo menos, de uma archaea e uma bactéria).
Esta teoria é apoiada por várias semelhanças estruturais e genéticas como, por exemplo, os cloroplastos primários das plantas conterem clorofila b e os das algas vermelhas e glaucophyta conterem ficobilinas. Por outro lado, a análise do genoma de alguns destes organelos mostra a sua origem de outros organismos. Outros tipos de algas possuem cloroplastos que provavelmente têm origem numa endossimbiose secundária (como as atuais zooxantelas simbiontes dos corais) ou por ingestão dum organismo com aqueles organelos.