Buscar

Qual a maior contribuição de Paulo Freire na educação?

💡 2 Respostas

User badge image

ANA MORAIS

Paulo Freire foi um renomado educador brasileiro que desenvolveu uma abordagem educacional inovadora e influente conhecida como "educação popular". Sua maior contribuição na educação foi a concepção de um método de ensino centrado no aluno, no qual o professor é um facilitador e o aluno é o sujeito ativo do processo de aprendizagem.

O método de Paulo Freire, conhecido como "método Paulo Freire" ou "método de conscientização", tem como objetivo principal desenvolver a consciência crítica dos alunos em relação à realidade em que vivem. Ele acreditava que a educação não deveria ser um processo de transmissão de informações, mas sim um processo de diálogo e reflexão crítica sobre a realidade social e histórica do aluno.

Freire defendia que a educação deveria estar a serviço da libertação dos oprimidos e que o ensino deveria ser baseado na experiência de vida dos alunos, permitindo que eles trouxessem suas próprias perspectivas para a sala de aula. Ele também enfatizava a importância da leitura crítica do mundo como um pré-requisito para a leitura crítica da palavra.

Assim, a maior contribuição de Paulo Freire na educação foi a promoção de uma abordagem educacional libertadora, que tem como objetivo desenvolver a consciência crítica dos alunos e capacitá-los para a transformação social. Sua visão educacional teve um impacto significativo na educação em todo o mundo e inspirou muitos educadores a adotar uma abordagem mais crítica e participativa na sala de aula.

2
Dislike0
User badge image

Luísa Tavares

Alfabetização a partir de palavras geradoras
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais