Buscar

Com relação à estrutura da membrana plasmática, é correto afirmar que:

a) o modelo mais aceito, atualmente, é o “Mosaico Fluido”, onde as
proteínas formam uma bicamada e a porção glicídica forma o glicocálix.
b) as proteínas podem estar na superfície da bicamada lipídica ou totalmente mergulhadas entre os fosfolipídios, atravessando a membrana de lado a lado.
c) as proteínas encontram-se mergulhadas somente na bicamada lipídica e devido ao glicocálix é que algumas moléculas passam através da membrana plasmática.
d) os fosfolipídios se deslocam continuamente, sem perder o contato uns com os outros, o que facilita a passagem de íons através da membrana plasmática.
e) o glicocálix é uma malha de glicídios, encontrado na superfície interna das membranas protegendo a célula e atuando como uma malha de retenção de nutrientes e enzimas.

💡 4 Respostas

User badge image

Flávia Santos

B - existem ptn de membrana e ptn integral que passa

1
Dislike0
User badge image

Leilane Lopes

A resposta correta é B. Em A está errado ao colocar que a bicamada é formada por proteínas, em C está errado ao colocar que as proteínas estão apenas mergulhadas na bicamada lipídica, em D está errado falar que os fosfolipídeos se deslocam continuamente, no caso eles podem até mesmo fazer uma rotação e mudarem de lado na bicamada, e eles fazem isso separadamente, e para isso precisam se desprender um do outro e em E está errado ao falar que o glicocálix se encontra na parte interna da membrana, quando na verdade ele se encontra na parte externa. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais