A maior rede de estudos do Brasil

(ITA 2017) O diagrama de van Arkel-Ketelar apresenta uma visão integrada das ligações químicas de compostos binários,

representando os três tipos clássicos de ligação nos vértices de um triângulo. Os vértices esquerdo e direito da base correspondem, respectivamente, aos elementos menos e mais eletronegativos, enquanto o vértice superior do triângulo representa o composto puramente iônico. Com base no diagrama, assinale a opção que apresenta o composto binário de maior caráter covalente. 
 
A (  )   CCl4  B (  )   C3N4  C (  )   CO2  D (  )   NO  E (  )   OF2   

Química

Colégio Objetivo


2 resposta(s)

User badge image

Camila Assis

Há mais de um mês

O composto de maior caráter covalente será aquele onde teremos menor diferença de eletronegatividade entre os elementos, pois se há uma menor diferença entre a eletronegatividade de uma ligação entre átomos, a ligação é menos polarizada, daí possui maior caráter covalente.

Partindo daí teríamos o NO como resposta, pois possui a menor diferença de eletronegatividade, segundo o diagrama de van Arkel-Ketelar.

Porém, no diagrama, quanto mais próximo um composto estiver do vértice direito, maior será o caráter covalente da ligação química. Então, não basta apenas analisar o valor da diferença entre eletronegatividades, mas também o da eletronegatividade média do composto, daí temos o OF2 que se encaixa nas suposições, é o de maior caráter covalente.

Gabarito: letra E

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes