Buscar

Ajuda com metodologia?

O Conselho Universitário da UFMG determinou a nulidade da defesa de tese de doutorado de Scarleth Yone Ohara e a cassação do seu título de doutora em Estudos Literários pela Faculdade de Letras, obtido em 2004. A decisão é resultado de processo disciplinar instaurado, com base em denúncia feita pela autora do trabalho plagiado. A investigação foi conduzida por uma comissão de sindicância. Em parecer, a comissão informa que a própria autora da tese “não apresentou nenhuma justificativa excludente do ilícito de propriedade autoral por ela praticado.” Em outro trecho acrescenta que a comissão de sindicância concluiu pela existência de plágio, uma vez que o texto da tese inclui “várias passagens integralmente copiadas ou ligeiramente modificadas”, sem citação de fonte. 
Do texto acima, entendemos que: 

   

a)foi considerado plágio a cópia de trechos de outros trabalhos, sem excludente de ilícito, conforme parecer da comissão.

   

b)foi considerado plágio apenas as passagens em que houve cópia integral de trechos de outros trabalhos.

   

c)passagens de outras obras ligeiramente modificadas não foram consideradas plágios, mesmo quando não apresentaram as fontes.

   

d)as passagens integralmente copiadas ou ligeiramente modificadas, sem citação de fonte, constituíram-se em evidências de prática de plágio.

   

e)a perda do título de doutora ocorreu devido a autora do ter copiado integralmente trechos de outros trabalhos, embora ela tenha indicado as fontes.

💡 4 Respostas

User badge image

Tania blanco Tania

Capeta inferno
0
Dislike2
User badge image

Andre Smaira

Resposta: d) as passagens integralmente copiadas ou ligeiramente modificadas, sem citação de fonte, constituíram-se em evidências de prática de plágio.

Conforme o próprio texto estabelece, as passagens copiadas ou ligeiramente modificadas, porém sem citar fontes levaram à comissão de sindicância a concluir que houve plágio. Portanto, estas passagens são evidência de plágio. O plágio é considerado uma fraude acadêmica que, portanto, deve ser repudiada. Assim, no intuito de combater este tipo de fraude, a comissão de sindicância, ao analisar o material acadêmico denunciado no processo disciplinar, decidiu pela nulidade da tese de doutorado, o que implicou a cassação do título de doutorado concedido a Scarleth Ohara. A cassação do título de doutorado provocou a exoneração de Ohara do cargo de professora que ocupava na UFPA.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais