Buscar

A energia no nosso corpo gera a capacidade de realizarmos diferentes tipos de trabalhos, como o trabalho mecânico.

A energia no nosso corpo gera a capacidade de realizarmos diferentes tipos de trabalhos, como o trabalho mecânico. Indique a alternativa correta sobre os tipos de trabalho no nosso organismo:

 

a) No trabalho mecânico a forma e a quebra de ligações químicas permite às células manter um equilíbrio interno adequado e armazenar as informações necessárias para sua reprodução.

 

b) Em um nível celular o trabalho de transporte envolve, por exemplo, os movimentos de organelas, a mudança da forma das células e os batimentos de cílios e flagelos.

 

c) Em um nível macroscópico o trabalho químico envolve a contração muscular na manutenção da postura e no movimento.

 

d) O trabalho de transporte permite às células o movimentos de íons e partículas maiores através da membrana celular e o transporte de organelas dentro das células.

 

e) No nosso organismo temos somente dois tipos de trabalho. O mecânico e o de transporte.

💡 9 Respostas

User badge image

Andre Smaira

As células quebram a glicose em uma série de reações químicas complexas e combinam os produtos da reação com o oxigênio para armazenar energia nas moléculas de adenosina trifosfato (ATP) . As moléculas de ATP são usadas para alimentar as atividades das células e agem como fonte de energia universal para os organismos vivos.

A respiração celular em humanos começa nos sistemas digestivo e respiratório. Os alimentos são digeridos no intestino e convertidos em glicose. O oxigênio é absorvido nos pulmões e armazenado nos glóbulos vermelhos. A glicose e o oxigênio viajam para o corpo através do sistema circulatório para alcançar células que precisam de energia.

As células usam a glicose e o oxigênio do sistema circulatório para a produção de energia. Eles entregam o produto residual, dióxido de carbono, de volta aos glóbulos vermelhos e o dióxido de carbono é liberado na atmosfera pelos pulmões.

Portanto, o a alternativa correta é a alternativa E.

2
Dislike2
User badge image

Ingrid Lourenço

A energia é a capacidade de realizar trabalho. Nas células, a energia é utilizada para realizar vários trabalhos, como ativação de reações endergônicas das vias de biossíntese, transporte ativo de substâncias através da membrana plasmática e movimento (flagelos, cílios e contração muscular). A energia para o trabalho celular é proveniente da molécula trifosfato de adenosina (ATP).

 

Considerando o contexto apresentado pelo texto e seus conhecimentos sobre o assunto, analise as seguintes afirmativas:

 

I. A regeneração do ATP depende da energia livre liberada pelas reações exergônicas e dos elétrons gerados nas reações de oxidação das fontes energéticas.

II. A molécula de ATP libera energia quando as ligações químicas dos três grupos fosfato forem rompidas, originando a molécula de monofosfato de adenosina.

III. O ATP é composto por 3 grupos fosfato, ribose (monossacarídeo) e adenina (base nitrogenada).

IV. A energia liberada pelo ATP ativa as reações endergônicas, em geral, envolvendo a fosforilação de moléculas, como ocorre na via glicolítica.

Com base nas informações do texto e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.



1
Dislike0
User badge image

Obaid Saeed

optiton e

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais