Código de Hamurabi: Quais eram as necessidades do povo babilônico?
6 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
RD Resoluções
Há mais de um mês
Acerca da história do Direito, os povos da Mesopotâmia que exerceram mais influência no Direito atual cita-se os Babilônios e Sumérios.
Nesse contexto, a principal contribuição dos babilônios trata-se do Código de Hamurabi, criado pelo imperador e legislador Hamurabi para gerir a sociedade. O Código de Hamurabi foi concebido em cerca de 1700 a.C. pelo rei Khammurabi com o intuito de organizar e administrar a região da Mesopotâmia. Seu código continha 282 leis sobre temas como adoção, roubos, agricultura, incesto, divórcios, pagamentos, salários, homicídios, entre outros.
Barbara Anacleto
Há mais de um mês
Henrique Godoy
Há mais de um mês
A sociedade que produziu o Código de Hamurabi era uma sociedade estratificada. As disposições determinam qual comportamento é pertinente para cada classe.
A sociedade babilônica tinha por base a desigualdade. A primeira classe, e mais numerosa era a dos awilu, os cidadãos, proprietários, camponeses, artesãos e comerciantes.
Em posição intermediária estavam os mushkenu (palavra, através do árabe, responsável pelo vocábulo português “mesquinho”); são os semi-livres, entre livres e escravos. Era formada por antigos escravos, homens livres desclassificados (plebe), muitas vezes estrangeiros.
Priscila Sousa
Há mais de um mês