Por que os macrolídios são bacteriostáticos, enquanto alguns antibióticos, como as quinolonas e os aminoglicosídios, são bactericidas?
2 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
RD Resoluções
Há mais de um mês
Os aminoglicosídeos também se ligam a uma parte do RNA, bloqueando a síntese de proteínas. As quinolonas inibem uma enzima bacteriana do DNA. Ambas essas ações desencadeiam na morte da bactéria, sendo eles agentes bactericidas.
Portanto, o que difere a ação dos macrolídeos e dos aminoglicosídeos e quinolonas é o fato de o primeiro apenas impedir a proliferação das bactérias, enquanto os outros dois as matam.
Luana Coelho
Há mais de um mês
Porque os macrolídios atuam como inibidores da síntese de proteínas bacterianas. Os quinolonas Possuem atividade bactericida, matando os alvos bacterianos. Atuam inibindo a ação das subunidades “A” da DNA-girase ou topoisomerase II, enzima que atua na divisão celular, sendo responsável pela divisão da cadeia de DNA. A inibição da enzima faz com que as extremidades da molécula de DNA fiquem livres, acarretando em um síntese descontrolada de RNA mensageiro e proteínas, culminando na morte bacteriana.