Buscar

Por que os macrolídios são bacteriostáticos, enquanto alguns antibióticos, como as quinolonas e os aminoglicosídios, são bactericidas?

💡 2 Respostas

User badge image

Luana Coelho

Porque os macrolídios atuam como inibidores da síntese de proteínas bacterianas. Os quinolonas Possuem atividade bactericida, matando os alvos bacterianos. Atuam inibindo a ação das subunidades “A” da DNA-girase ou topoisomerase II, enzima que atua na divisão celular, sendo responsável pela divisão da cadeia de DNA. A inibição da enzima faz com que as extremidades da molécula de DNA fiquem livres, acarretando em um síntese descontrolada de RNA mensageiro e proteínas, culminando na morte bacteriana.

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os macrolídeos agem se ligando a uma determinada parte do RNA ribossomal, o que interfere na elongação da cadeia peptídica e na síntese de proteínas bacterianas. Dessa forma, eles impedem que as bactérias se proliferem, sendo bacteriostáticos.

Os aminoglicosídeos também se ligam a uma parte do RNA, bloqueando a síntese de proteínas. As quinolonas inibem uma enzima bacteriana do DNA. Ambas essas ações desencadeiam na morte da bactéria, sendo eles agentes bactericidas.

Portanto, o que difere a ação dos macrolídeos e dos aminoglicosídeos e quinolonas é o fato de o primeiro apenas impedir a proliferação das bactérias, enquanto os outros dois as matam.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais