A maior rede de estudos do Brasil

qual a importancia sobre o diagnostico ?

Psicopatologia

PITÁGORAS


4 resposta(s)

User badge image

Gisleane Marcelino

Há mais de um mês

A prevençao de doenças
A prevençao de doenças
User badge image

andrea frabca

Há mais de um mês

O diagnóstico é uma atividade fundamental, pois norteia o processo terapêutico e permite o emprego adequado de técnicas de intervenção. O diagnóstico é baseado em teorias cientificas, e por isso tem sua relevância destacada, pois quando empregado, atribui um caráter científico a atuação e delimita o saber psicológico para os demais campos do conhecimento.

É Importante se esclarecer que o diagnóstico psicológico se difere ou pelo menos deve se diferir do diagnóstico realizado no campo médico, em que há relações causais e lineares e se fundamenta na noção de cura enquanto extirpação de sintomas. Ao lidar com vida psíquica, o psicólogo deve considerar sua dinâmica e multiderminação, para assim realizar uma avaliação psicodiagnóstica adequada.

Existem inúmeras teorias psicológicas, sendo que cada uma possui seu arcabouço teórico e metodológico próprio, o que implica em diferentes processos de psicodiagnóstico. No entanto, há algo de comum entre todas as abordagens no que diz respeito ao psicodiagnóstico, o seu objetivo. O psicodiagnóstico é realizado com o intuito de se obter uma compreensão mais apurada do sujeito em atendimento com fins a ajudá-lo em sua demanda.

Apesar de ter seus benefícios reconhecidos por boa parte dos profissionais, o psicodiagnóstico também é criticado por muitos profissionais sobre a alegação de ser um processo estereotipante e reducionista. Nisto vale ressaltar que o diagnóstico é apenas uma forma de intervenção que dependerá substancialmente da postura do profissional que faz uso desta. O diagnóstico não deve ser um fim em si mesmo, mas sim um meio para se balizar intervenções adequadas para cada paciente.

 

User badge image

Alle Prudente

Há mais de um mês

A importância do diagnóstico deve -se a detecção e prevenção de doenças , e quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de um tratamento eficaz!

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes