Buscar

O constitucionalismo faz surgir as constituiçoes modernas que se caracterizam pela adoçao de

💡 5 Respostas

User badge image

EUGENIO LENZ

constitucional 

0
Dislike0
User badge image

Larissa cardoso

Controle de constitucionalidade.
Poder do poder judiciario de identificar se tal ato é constitucional ou nao
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O constitucionalismo tem como principal elemento a ideia de que deve haver regras que regulamentam e limitam o exercício político e está muito voltado ao desenvolvimento das constituições por parte de várias nações que tem como objetivo esta regulamentação de poder político.

A prática vem evoluindo e o constitucionalismo moderno é marcado pelas normas e princípios colocados de modo consciente, tendo em vista estudo de teorias de organização do Estado. Estas constituições, ou seja, normas regulamentadores documentadas, começam a aparecer no século XVIII com o objetivo de limitar o poder absoluto dos governantes. Dois grandes marcos do constitucionalismo moderno são as constituições dos Estados Unidos, de 1787, e da França, de 1791. Com o constitucionalismo moderno surge a ideia do Estado moderno ou Estado Liberal, que vai substituindo aos poucos o domínio dos Estados absolutistas.

Nesse contexto, a Constituição consiste no conjunto de leis, normas e regras de um determinado país é denominado de constituição. A mesma regula e organiza o Estado, definindo assim direitos e deveres dos cidadãos.

Portanto, o constitucionalismo origina as Constituições modernas que são caracterizadas pela adoção do princípio do governo limitado pelas leis, separação de poderes e proteção de direitos e garantias fundamentais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais