Buscar

SOCIOLOGIA APLICADA Á ADM 1.1 ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.

A mudança do sistema produtivo feudalista para o sistema produtivo capitalista trouxe mudanças significativas na organização da vida em sociedade e isto fez da sociedade um objeto de estudo. O primeiro filósofo a nos alertar para a necessidade de estudar a sociedade foi Auguste Comte que desenvolveu a corrente filosófica positivista. Assinale a alternativa que apresenta características do pensamento comtiano.
Quest.: 9
 
    Embora a sociologia utilize algumas técnicas das ciências naturais elas se diferem porque na sociologia o pesquisador não deve ter uma postura neutra e sim uma postura revolucionária.
   

 

A doutrina comtiana visa reorganizar a vida em sociedade e, para isto, ela busca estabelecer a ordem e o progresso social. O estágio mais avançado desta ordem e progresso seria a sociedade comunista.

   

 

Auguste Comte esforçou em desenvolver a ciência da sociedade que, inicialmente denominou de Física Social e, posteriormente, Sociologia. Estes estudos utilizavam os mesmos métodos das ciências naturais para encontrar leis universais que regessem os fenômenos sociais.

   

Para os positivistas os fenômenos sociais devem ser analisados por meio de métodos científicos, porém, por ser uma ciência humana, os positivistas também consideram como verdadeiros os conhecimentos derivados do senso comum e religioso.

    A corrente positivista combatia a autoridade, a hierarquia social e os valores tradicionais porque estes atentavam contra a natureza humana, ou seja, a liberdade

💡 4 Respostas

User badge image

Karina Vieira

Alternatuva B
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O positivismo surgiu na França e tinha como principal pilar a valorização do conhecimento humano, em detrimento aos conhecimentos provenientes da religião, por exemplo, incentivando o experimentalismo como forma de produção deste conhecimento.

Sendo assim, devemos selecionar a alternativa que descreve o positivismo de forma coerente com o trecho desenvolvido acima.

Portanto, a alternativa que descreve corretamente os ideais do positivismo é a terceira afirmativa, por propor métodos diretos e experimentais que dizem respeito ao estudo da sociedade, em detrimento ao conhecimento definido a partir de questões religiosas por exemplo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais