Buscar

Estabelecer as relações entre os eixos e os planos de secção

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O corpo humano costuma ser descrito por três planos e três eixos anatômicos que levam em conta as secções e os movimentos.

Os planos anatômicos são resultado da secção paralela à sutura sagital do crânio, à sutura coronal do crânio e à todos os planos horizontais, constituindo os planos sagital, frontal e transversal. O primeiro divide o corpo em parte direita e esquerda, o segundo em parte anterior e posterior e, o terceiro em parte superior e inferior. Já os eixos são linhas imaginárias de rotação perpendiculares ao planos anteriores e são representados pelo látero-lateral que possibilita a flexão e a extensão, pelo ântero-posterior que possibilita a abdução e a adução e, pelo longitudinal que possibilita as rotações laterais e mediais. Quanto à perpendicularidade, os eixos látero-lateral, ântero-posterior e longitudinal são perpendiculares aos planos sagital, frontal e transversal, respectivamente.

Portanto, a relação entre os eixos e os planos de secção é de perpendicularidade, onde os eixos látero-lateral, ântero-posterior e longitudinal são perpendiculares aos planos sagital, frontal e transversal, respectivamente.

3
Dislike0
User badge image

tamiris campos martins

Os planos de secção são como linhas imaginárias que orientam "cortes imaginários" no corpo humano, sendo os principais:

Plano Transversal: Uma divisão na horizontal, separando parte superior e inferior.
Plano Mediano: Divide o corpo verticalmente, separando o que chamamos de direita e esquerda.
Planos Sagitais: São cortes paralelos ao Plano Mediano.
Planos Frontais: Divide verticalmente a parte da frente da de trás do corpo.

Os eixos anatômicos ligam estes planos, são três eixos:

Eixo Vertical: liga o centro do plano superior com o centro do plano inferior.
Eixo sagital antero-posterior: Liga a parte de trás com a parte da frente do corpo.
Eixo Transversal: Passa do lado direito ao esquerdo (ou vice versa).

 

1
Dislike0
User badge image

Jéssica Portilho

Estabelecer as relações entre os eixos e os planos de secção.  

O corpo humano é dotado de inúmeras articulações que permitem os movimentos fundamentais para o indivíduo praticar suas atividades diárias. Os movimentos corporais podem ocorrer nos planos sagital, frontal ou transversal, e em torno de um eixo, semelhante ao eixo de uma roda. O eixo é sempre perpendicular ao plano do movimento. Assim, temos os seguintes movimentos corporais, relacionados com os planos e eixos:

Flexão/extensão: são movimentos angulares; na flexão, ocorre a diminuição do ângulo entre as partes do corpo (nas articulações) e, na extensão, ocorre o aumento (a extensão) desses mesmos ângulos. Ocorrem o plano sagital e seu eixo é latero-lateral (transversal). Esses movimentos podem ser realizados pelas seguintes articulações: ombro, cotovelo, punho e entre os dedos da mão, quadril, joelho e entre os dedos do pé, além da coluna vertebral. No tornozelo, esses movimentos são denominados de dorsiflexão e flexão plantar.

Abdução/adução: são movimentos de afastamento ou aproximação do plano mediano. Na abdução, ocorre o afastamento dos membros superior e inferior do plano mediano do corpo, enquanto, na adução, ocorre a aproximação. Ocorrem no plano frontal no eixo anteroposterior (sagital). Esses movimentos podem ser realizados pelas articulações do ombro, do quadril e entre os dedos.

Rotação interna (medial)/rotação externa (lateral): são movimentos que ocorrem ao redor de um eixo longitudinal. Na rotação interna (medial), a porção anterior do membro vira-se para o lado interno (para dentro), e, na rotação lateral (externa), a porção anterior vira-se para o lado externo do corpo (para fora). Ocorrem no plano transversal (horizontal) e seu eixo é longitudinal. No antebraço, esses movimentos recebem o nome de pronação quando a palma da mão se volta para trás, e supinação quando a palma da mão se volta para frente.  

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais