Buscar

qual as fases da meiose

💡 3 Respostas

User badge image

Diogo Ribeiro

Profase
Metáfase
Anáfase
Telófase
Profase
Metáfase
Anáfase
Telofase
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Meiose 1:

Profase 1: É dividida em diferentes fases

Leptoteno: O primeiro estágio do Profase I é o estágio do leptoteno, durante o qual os cromossomos individuais começam a condensar-se em longos filamentos dentro do núcleo.

Zigoteno ou zigonema: Os cromossomos homólogos começam a se aproximar até serem recombinados por todo o seu comprimento.

Paquiteno: Uma vez que os cromossomas homólogos são perfeitamente compatíveis em estruturas que são denominados fenómeno ocorre bivalente cruzamento cromossómico (crossing-over), na qual os cromatídeos homólogas irmãs não troca de material genético.

Diplotene: Os cromossomos continuam a condensar até que você possa começar a observar as duas cromátides de cada cromossomo.

Diaquinese: Os cromossomos e quiasmas um pouco mais condensados. O fim da diacinese e, portanto, da prófase meiótica I é marcado pela ruptura do envelope nuclear.

Metáfase 1: O fuso acromático parece totalmente desenvolvido, os cromossomos estão localizados no plano equatorial e conectam seus centrômeros aos filamentos do fuso.

Anáfase 1: Nessa fase ocorre a separação dos cromossomos com a ajuda do fuso acromático.

Telófase 1: Agora, cada célula filha possui metade do número de cromossomos, mas cada cromossomo consiste em um par de cromátides. Os microtúbulos que compõem a rede mitótica do fuso desaparecem, e um novo envelope nuclear envolve cada sistema haplóide.

Meiose 2: A meiose II é semelhante à mitose. As cromátides de cada cromossomo não são mais idênticas devido à recombinação. A meiose II separa as cromátides produzindo duas células filhas, cada uma com cromossomos (haploides), e cada cromossomo possui apenas uma cromátide.

0
Dislike0
User badge image

Jacyele Cavalcante Lisboa

profáse, metafase, anafese e telofáse

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais